quarta-feira, 15 de julho de 2009

INVERSÃO DE FORÇAS:

Depois de um domínio avassalador da Brawn GP nas primeiras sete provas da temporada, chegou à vez da Red Bull mostrar a sua força. Inverteu-se o leme do campeonato. Já não se pode afirmar com plena convicção de que Jenson Button será o campeão. Nem pode se afirmar que é o seu verdadeiro adversário, em face de indefinição entre os pilotos dos carros energéticos (Vettel/Weber). A vantagem do inglês ainda é grande e confortável. São 21 pontos, faltando oito provas para o final. Portanto, ainda basta para Button simplesmente chegar em segundo em todas elas. Ficaria com o título com a vantagem de cinco pontos.

DIVISÃO:

Um dos grandes benefícios que Button terá nas próximas provas é a divisão de pontos interna entre os pilotos da Red Bull. Ambos lutam pelo título, portanto, a equipe ainda não definiu e isto pode acabar beneficiando ainda mais o inglês, que corre com todas as atenções de sua equipe. Sem concorrência interna.

SEGUNDO:
Quando Ross Brawn escolheu Rubens Barrichello como segundo piloto de sua equipe, deixando de lado as opções (entre elas Bruno Senna), estava quase que evidente, que o brasileiro serviria para a nova equipe com sua experiência de recordista em participações na F1. Todo mundo enxergava Barrichello como segundo piloto da Brawn. Ao que parece, somente ele acreditou no contrario.

CULPADO:

A Brawn errou no segundo pit-stop de Barrichello. A mangueira não funcionou. Porém, não se pode atribuir a isto o seu sexto lugar e toda a sua reclamação no final da prova. Ele ficou várias voltas atrás do Massa e não conseguiu passar e acompanhar os Red Bulls que estavam a sua frente. Nem com a punição de Mark Weber (achei injusta, embora irrelevante para o resultado final). Portanto, foi culpado pelo resultado. Culpado por ter iniciado uma discussão inútil com a sua equipe.

OFICIAL:

A “cobertura” oficial equivocou-se, como sempre. Afirmou que Barrichello foi prejudicado no primeiro pitstop, já que poderia ter voltado à frente de Felipe Massa (aliás, Barrichello ficou 11 voltas atrás de Massa, sem conseguir passar, fato que decidiu o seu destino na corrida). Terrível o equivoco do “GB” e sua turma! Na primeira parada, a Brawn usou somente 6,6 seg para colocar o brasileiro de volta na corrida. Melhor pitstop do final de semana inteiro. Queriam o quê??

MONOPÓLIO:

Está difícil de agüentar a “cobertura oficial”. Com as constantes “teorias conspiratórias”. Como não existe outra opção sou obrigado acompanhar. Mas, torcendo pelo fim do monopólio.

RÁDIO GRID:

Já está no site GRID BRASIL (www.gridbrasil.com.br) a mais nova atualização da RÁDIO GRID, o POD CAST do site. Comentários de especialistas e analistas de automobilismo. A produção e apresentação são minhas.

URUGUAIANA, 15 DE JULHO DE 2009.

Nenhum comentário: