quarta-feira, 22 de julho de 2009

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA

ESCUTE A RÁDIO GRID (Pod cast do GRI BRASIL)

WWW.GRIDBRASIL.COM.BR


HUNGARORING:

Apesar de ter entrado no calendário da F1, em 1986, o circuito de Hungaroring já está fora dos padrões da atual F1. É travado, estreito e ondulado. Quase um longo kartódromo. Por estar dentro de um parque, com muitas árvores, não tem como ser reformado e adequado ao novo padrão da F1. Portanto, é uma das pistas que está na mira para sair do calendário. Poderia se disser, ainda, que o único ponto de ultrapassagem é o final da reta, reformado e ampliado. No passado, na abertura do circuito, tivemos ali, uma das mais antológicas ultrapassagens da história da F1: Nelson Piquet, de Williams, contra Ayrton Senna, de Lótus. Quem não lembra?

HORA DA DEFINIÇÃO:

O GP Hungria, no domingo, no carrossel de Hungaroring, é a hora da definição da nova tendência do campeonato. Explico: A Brawn GP venceu em todos os circuitos travados até agora na temporada. A Brawn também se deu bem nas provas com temperatura mais elevada, em face de melhor adaptação de seus pneus. A Red Bull não se dá bem em circuitos com muitas ondulações. Portanto, o favoritismo para a prova é da Brawn, pois a pista é travada, quente e ondulada.
Se houver uma nova vitória da Red Bull, é a confirmação da nova tendência do campeonato e, certamente, teremos a Brawn e Jenson Button em sérios apuros.
Resumindo: para o campeonato seria ótima uma vitória da Red Bull.

ESCOLHA:

Neste critério de avaliação, com uma nova vitória da Red Bull, obrigará a equipe escolher um de seus pilotos para enfrentar Button no restante do campeonato. Não poderá haver mais a divisão de pontos. Então, além da briga com a Brawn, a Red Bull terá intensa briga interna, durante o GP Hungria. Por óbvio, que a direção da equipe não poderá dividir os pontos entre seus pilotos e facilitar a vida do adversário. Outra questão, portanto, a ser definida na Hungria.

BRASILEIROS:

Os brasileiros, também, terão um GP especial. Barrichello quer se convencer que não é fiel escudeiro, eterno. Felipe Massa quer uma nova fase na Ferrari. Sonhar até com uma vitória nas próximas corridas. Enfim, busca a confirmação da reação. Já Nelson Ângelo corre pelo seu emprego.

URUGUAIANA, 22 DE JULHO DE 2009.