quarta-feira, 29 de agosto de 2007

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIALEIA-BLOG BANDEIRADA: WWW.BLOGBANDEIRADA.BLOGSPOT.COM

REGULARIDADE:

A tônica da temporada é a regularidade. Veja-se que – depois da vitória de Felipe Massa na Turquia – temos um empate de três vitórias para cada um dos quatro pretendentes ao título. Coisa, aliás, nunca vista na história da categoria. A regularidade é responsável, também, pela liderança de Lewis Hamilton. Marcou pontos em 12 das 13 provas, sempre entre os cinco primeiros. Subiu mais ao podium que os demais e, por isto, é o líder do campeonato. Se os quatro estão iguais em número de vitórias, o diferencial de Hamilton é a sua seqüência de resultados.

DIMINUIU:

Apesar da manutenção da liderança, a vantagem de Lewis Hamilton diminui após o GP Turquia. Em relação ao companheiro Fernando Alonso são cinco pontos. Em relação a dupla da Ferrari a vantagem é de 15 e 16 pontos (Massa e Raikkonen, respectivamente). Porém, mesmo com o favoritismo da Ferrari em Monza (próxima corrida), não creio que seus pilotos ainda possam enfrentar a dupla da McLaren na disputa pelo título. Faltam cinco provas e descontar 15 ou 16 pontos é tarefa muito complicada, sendo a diferença entre o primeiro e o segundo lugar de apenas dois pontos. A Ferrari precisaria muitas dobradinhas até o final, para reverter o resultado. Contar com o infortuito de ambos os pilotos da McLaren. É muito!!

NOVA CHATICE:

Até nas pistas modernas como esta da Turquia, as provas continuam muito chatas. Não gostei nada do GP. O melhor lance foi a “explosão” do pneu de Lewis Hamilton. Nada mais aconteceu. Sequer lembro uma ultrapassagem. Registro, ainda, o fato de que todos os pilotos que largaram terminaram a corrida, exceto Mark Weber. Também, fato inusitado na F1, principalmente, levando-se em conta que era a segunda corrida de vários motores que largaram no GP.

ESTRAGANDO:

A FIA já está estragando o GP Monza. Liberou testes nesta semana, na pista italiana. Prenuncio de mais um GP chatíssimo. Cobrem-me depois...

ESTUPIDEZ:

Continua a política burra de liberar testes nas pistas em que são disputados aos GPs, durante a temporada. A regra deveria ser diferente. Teste em pistas que não fazem parte do calendário. Isto – de certo – limitaria a possibilidade de termos provas de alto nível de chatice.
A outra medida deveria ser modernizar as pistas da Europa. Estudar novos projetos que ajudem a possibilitar ultrapassagens. Caso contrário, iremos continuar a ter um campeonato disputadíssimo na tabela de classificação e corridas sem nenhuma ultrapassagem.

4ª EDIÇÃO:

Já está no AR à quarta edição da RÁDIO GRID. Comentários sobre o GP Turquia e projeções. Escute.

URUGUAIANA, 30 DE AGOSTO DE 2007.

Nenhum comentário: