quarta-feira, 2 de abril de 2008

UMA NOVA LEITURA

BAHREIN E A LEITURA:

Importante a etapa da F1, neste próximo final de semana. Não só pela corrida na escaldante Sakhir, mas para que possamos fazer uma nova leitura do que poderá ser o campeonato. Veja-se o seguinte: depois do amplo domínio da McLaren, na Austrália, antes território vermelho da Ferrari, tivemos aprova na Malásia, onde a McLaren havia vencido na temporada passada e tomou um verdadeiro passeio da Ferrari, neste atual temporada. Inverteram-se as projeções. Assim, a prova do Bahrein vai nos dar um terceiro detalhe importante para que possamos concluir alguma coisa sobre as projeções no restante da temporada. Só a título de curiosidade, ano passado, a vitória foi de Felipe Massa, com Hamilton e Raikkonen, no podium. Só a título de análise, a Ferrari treinos este ano na pista, os pneus e o carro sem controle de tração. Isto pode significar um plus. Enfim, temos que esperar pela prova, que vai acrescentar um novo e importante critério de análise e projeções. Por enquanto, pelo que se viu, a luta de Ferrari e McLaren continua vivíssima e ninguém se aproximou das rivais. Por enquanto, o que se viu a temporada começou com os mesmos protagonistas (campeão e vice do ano passado), disputando o título.

REVELAÇÕES:

A temporada começou com duas provas em finais de semanas seguidos. Depois, veio o intervalo. Porém, as revelações fervilharam... Primeiro, vieram as noticias a nível presidencial: a morte de Jean-Marie Balestre (quem lembra dele?), o carrasco de Ayrton Senna, no campeonato de 1989. Por sua vez, o atual FIA, Max Mosley, o presidente, foi pego com a “boca-na-botija”, em orgias. Mas, tivemos, também, as de pilotos: Fernando Alonso, bicampeão, revelou estar sem esperanças para esta temporada. Rubens Barrichello também teve o seu momento, declarando que pretende chegar aos 300 GPs. Nenhuma delas foi motivante... A melhor de todas, talvez, tenha sido dada por Michael Schumacher que, sentado a frente de sua bola de cristal, revelou que outras equipes (além da Ferrari e Mclaren) irão vencer em 2008. Tomara!!!


FICHAS:

Disse, ainda, Schumacher, que Felipe Massa não tem mais fichas para gastar em 2008. Sua hora é agora. Portanto, resta para o brasileiro repetir o resultado de 2007 e vencer ou vencer em Sakhir. Mesmo com um inicio de temporada terrível, Massa – pelo equipamento que tem – demonstra condições de reagir na temporada. Precisará de equilíbrio emocional, quem sabe correndo para chegar, sem afobação. É aquela história do melhor resultado possível. Com um passo de cada vez. Primeiro, largar bem. Depois, pensar em chegar até o final e marcar pontos. Se der... podium. Se sobrar uma chance... vence. Porém, a obrigação e a ordem são reagir.

BOBÃO NO 1º DE ABRIL:

Contaram-me que Montoya voltaria para McLaren, no lugar do Hamilton. Que Barrichello será campeão da F1. Que Schumacher disputaria na Moto GP e Valentino, na F1. Que Raikkonen deixou da Vodka. Que Massa é o primeiro piloto da Ferrari. Que a cobertura da TV vai melhorar. Mas... Não acreditei!!!

URUGUAIANA, 02 DE ABRIL DE 2008.

Nenhum comentário: