quarta-feira, 16 de abril de 2008

INCOMPREENSÍVEL

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA
LEIA - BLOG BANDEIRADA: WWW.BLOGBANDEIRADA.BLOGSPOT.COM
ESCUTE A RÁDIO GRID: www.gridbrasil.com.br

INCOMPREENSÍVEL:

Continuo não entendendo certas atitudes dos dirigentes da F1. Entre elas, os testes coletivos marcados para esta semana e que serão realizados em Barcelona. Até aí, tudo normal, não fosse à proximidade do GP Espanha (27/04), que será realizado justamente na mesma pista dos testes. Ora, isto é prenuncio de extrema “chatice”, na próxima etapa do campeonato. Insisto: em pistas que fazem parte do calendário, deveriam ser proibidos os testes. Ainda mais, que fora do calendário da F1, a categoria tem diversas opções para os testes. Em Barcelona, circuito mais conhecido pela equipes, na história da F1, as provas são sempre sem emoção. Os pilotos andam tanto, conhecem tanto, Montmeló, que são capazes de guiar até de olhos fechados, desculpem o exagero. Mesmo que os testes desta semana tenham por objetivo os pneus slick, que serão usados a partir de 2009; ainda assim, é uma chance das equipes se familiarizarem com circuito, com novos setup para seus carros, o que – certamente – vai prejudicar a “emoção” no GP no fim de abril.

REPETITIVO:

Não quero me tornar um repetitivo. Mas... Não me entra na cabeça, a possibilidade de ter uma boa corrida, quando realizada em um circuito conhecido demais dos pilotos, engenheiros e equipes. Barcelona é o principal exemplo disto. Há muitos anos, pelo clima, as equipes treinam lá. A pior corrida do ano, SEMPRE é lá. Em contrapartida, a melhor prova da atual temporada, foi na Austrália, pista que só é aberta uma vez por ano. Exclusivamente, para a realização da corrida. Meu argumento é forte, portanto. Claro, que uma chuva acaba com a tese.


SACO CHEIO:

Imagino os pilotos de testes das principais equipes. Estes devem ter “pavor” de Montmeló. Já foram obrigados a rodar milhões de vezes neste circuito. Testando isto e aquilo...

SLICK:

Pelo menos, os testes em Barcelona revelaram que os novos slick são rapidíssimos. Realmente, grudam no chão. Prenuncio que a próxima temporada terá carros bem mais rápidos. Segue a dúvida em relação à questão das ultrapassagens.


ABERTURA:

Recebi o convite da VICAR (assessoria de imprensa) para a festa de lançamento da temporada de 2008 da Stock Car Brasil. Foi realizada no último final de semana. Quando tivemos, também, a abertura da temporada em Interlagos e a premiação dos melhores do ano passado. A Stock Car Brasil está em alta. Cobertura de todas as provas pela Globo. Um grande aparato. Até o regulamento está diferente e tem reabastecimento e rebaixamento. A primeira corrida, inclusive, revelou uma tática à moda Schumacher da equipe Medley para vencer a corrida, com seu piloto Marco Gomes. Tem tudo para ser a grande atração do automobilismo na América do Sul. Certamente, estarei presente nas provas aqui no Rio Grande do Sul: Santa Cruz do Sul e Tarumã.

URUGUAIANA, 16 DE ABRIL DE 2008.

Nenhum comentário: