quarta-feira, 12 de março de 2008

RITUAL

RITUAL:

O início da temporada deve ser celebrado! Depois de longa espera, expectativa propiciada pelo teste de pré-temporada, mudanças no regulamento. Enfim... Merece algo especial. Assim será! Começarei recebendo a analise do Celso Itiberê (Globo do Rio), no meu programa de esportes. Na noite de sábado, pretendo reunir alguns amigos, aqueles que gostam de automobilismo. Que acompanham a F1. Depois da meia-noite estaremos em volta da TV, na espera da abertura da temporada. A corrida está marcada para 01:30 horas. Com todo o ritual das provas realizadas nas madrugadas. Com toda a expectativa que nos reserva a abertura da mais uma temporada da F1.

TRINTA E OITO:

Abro domingo a minha trigésima oitava temporada de F1. Quase 600 corridas. Mais de mil horas, só de corrida (sem treinos e reportagens). Tudo com muito orgulho. Uma vida dedicada a uma paixão. Vivi momentos extraordinários como o primeiro título brasileiro em 1972, com Emerson Fittipaldi, quando eu era ainda uma criança. Emoção repetida em 1974. Já adolescente vi o primeiro dos três títulos de Nelson Piquet. Fiz-me adulto para ver o tricampeonato de Ayrton Senna. Para ver a era Schumacher, entre outras tantas obras. Cito as positivas, as coisas alegres.

OS TRÊS:

Voltamos a ter três pilotos no grid, coma estréia de Nelson Ângelo Piquet, na Renault. Cada um com seus graus de dificuldades e objetivos. Rubens Barrichello objetiva bater o recorde de participações. Hoje, é de Ricardo Patrase com 256. Para o brasileiro faltam oito provas (França em 22/06/2008, poderá alcançar o objetivo). Claro, tentará fazer uma temporada melhor que a passada, quando não marcou nenhum ponto. No que se refere ao objetivo de Nelson ÂNGELO, creio ser o mais complicado. Primeiro, pela estréia. Segundo, pelo comparativo que sofrerá em relação ao seu ex-rival de GP2, Lewis Hamilton. Terceiro, pela concorrência com Alonso, que será evidenciado como primeiro piloto da Renault. Quarto, pois o carro francês não se apresentou bem nos testes. Não é daqueles bem nascidos, tanto que os franceses já preparam grandes modificações para a temporada européia, especialmente, carro novo para GP Espanha. Por fim, Felipe Massa. Ano especial e perigoso. Terá que superar o campeão Raikkonen dentro da equipe Ferrari e disputar o título até o fim. Quase um tudo ou nada.

FAVORITOS:

Na minha visão, são favoritos para a corrida: Raikkonen e Massa. Para o campeonato: Raikkonen e Hamilton.

CONTROLE DE TRAÇÃO:

Entre as novidades da temporada está o fim do controle de tração. Este fato, acrescenta um percentual maior de importância do piloto. Pilotagem menos robotizadas. Nos testes da pré-temporada ninguém reclamou, mas, certamente, as dificuldades aparecerão nas corridas. Talvez, com o aumento do risco, principalmente, na complicadíssima pista de Melbourne. É um aperitivo a mais para o espectador, principalmente, nas primeiras provas da temporada. Depois, os pilotos se acostumam, os engenheiros encontram soluções e a dificuldade passa a ser sem relevância.

PREOCUPAÇÃO COM A LARGADA:

A maior das preocupações com o fim do controle de tração está na largada, no meu entender. Sabe-se lá o que pode acontecer na primeira curva.... Muita atenção. Para os pilotos e para os espectadores.

URUGUAIANA, 11 DE MARÇO DE 2008.

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