terça-feira, 18 de março de 2008

OS NOVATOS

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA

NOVATOS:

A F1 é tida como a melhor categoria do automobilismo mundial; não estou falando nada de extraordinário. Lá chegam os melhores pilotos com raras exceções. Porém, o que se viu no GP Austrália, prova de abertura do mundial 2008, foi um verdadeiro festival de novatos. Não pela quantidade de novos pilotos ou de menor média de idade. Novatos na pilotagem. Gente muito experiente, cometendo erros bisonhos. Algo que há muito tempo não se via na categoria. Os erros começaram na largada e se estenderam durante toda corrida. Assim, só seis chegaram ao final. Houve batida na largada (um strick com cinco carros), atropelamento no box (Barrichello), erro na tática de paradas (Ross Brawn), ultrapassagem atabalhoada (Massa contra Coulthard), saída de pista (várias, inclusive, uma delas do próprio campeão Raikkonen). Houve até perda de posição por aberto inadvertido no painel do carro (Kovalainen perdeu a posição para Alonso). Furo de sinal nos box que custou a desclassificação do mais experiente piloto da categoria, Rubens Barrichello. Não vou chamá-la de corrida maluca. Maluco estavam os pilotos, o pessoal do box, enfim... Gostaria que a coisa sempre fosse assim.

PERFEITO:

Em meio a tantos erros, o novato Lewis Hamilton foi perfeito. Liderou do começo ao fim. Não cometeu erros. Não deu qualquer chance para seus adversários. Creio que – mesmo em condições e sem cometerem erros – os pilotos da Ferrari não chegariam perto do inglês. Abre considerável vantagem da tabela de classificação. Resgata a autoconfiança perdida no final do campeonato passado. Desponta como certo favoritismo, apesar de estarmos na primeira prova do campeonato. A McLaren parece em vantagem contra as demais.

DESTAQUES:

Além de Lewis Hamilton, perfeito, vencedor da prova, teve outros destaques: o lutador Fernando Alonso, carregando a Renault nas costas. Nick Hiedfeld, apesar de burocrata. Nico Rosberg, apesar de o podium parecer circunstancial. Já Sebastien Bourdais foi o melhor estreante. Os demais – por que tenham brilhado – tiveram atitudes de novatos.

TRAPALHADAS:

Os brasileiros deram show de trapalhadas. Barrichello, que vinha surpreendentemente bem, acabou “furando” o sinal vermelho na saída do box. Erro de novato. Inadmissível para um piloto da sua experiência. Felipe Massa, começou extremamente ansioso. Parecia querer mostrar serviço. Bateu sozinho! Depois, abalroou Coulthard. Mesmo tendo uma Ferrari de ferro, o motor do carro não resistiu. Nelson Ângelo enfrentou uma série interminável de problemas. Desde os treinos de sexta. Foi mal, também.

MALÁSIA:

A F1 segue neste próximo final de semana, na Malásia. É a oportunidade daqueles que se deram mal, recuperar o tempo perdido. Daqueles que se deram bem comprovar não ter sido o GP anterior uma obra do acaso. Mais uma prova na madrugada. Desta vez, às 4:00 horas. Vou ver com os filhos, longe daqui, em Porto Alegre.

URUGUAIANA, 18 DE MARÇO DE 2008.

Nenhum comentário: