quarta-feira, 26 de março de 2008

OS PATRIOTAS

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA

OS PATRIOTAS:

Muito estranha à ânsia da grande imprensa na defesa dos pilotos brasileiros, principalmente, nesta temporada. Atribuíram ao câmbio, à rodada de Piquet, nos treinos da Austrália. Atribuíram à Ross Brawn, o erro no pit stop de Barrichello, na mesma corrida. Esqueceram a passagem do sinal vermelho, que desclassificou o piloto brasileiro. Atribuíram para Coulthard, o acidente de Massa. Tudo com excessos, como se os nossos pilotos fossem infalíveis. Porém, a história do primeiro pit stop, em Sepang, ultrapassou os limites. Narrador e ambos os comentaristas iniciaram nova teoria conspiratória dentro da Ferrari, por força de 0,6 segundos de diferença, entre o pit de Massa (8,5s) e Raikkonen (7,9s). Veja-se o seguinte: contar a até dois (1,2) é equivalente a transcorrer um segundo. Já 0,6 segundos... Não é possível uma equipe de F1 montar uma estratégia com esta precisão cirúrgica. Portanto, houve sério equivoco. Para não dizer desrespeito ao espectador. Na mesma forma, ainda, tentaram justificar o erro de pilotagem de Massa, que – claramente – rodou sozinho. Culpam o carro, a pista, enfim...
Cabe um alerta: o público que acompanha na madrugada as corridas, é um público diferenciado. Exigente. Público que gosta de automobilismo e não está ali por acaso ou por insônia. Tem conhecimento das coisas. Portanto, espera-se da “cobertura” coisas mais precisas, mais condizentes com a realidade e menos ufanismos.

PREFERÊNCIA:

Já escrevi ao longo destes anos, que não é crível que uma equipe venha prejudicar o seu próprio piloto. Ora, é mais do que evidente - no mundo competitivo que vivemos - que a Ferrari e McLaren (assim como as outras equipes) queiram ocupar SEMPRE os dois principais lugares no podium, no fim de TODAS as corridas. Isto significa mais prestigio e mais interesse dos patrocinadores (quem é que investe em perdedor???) e melhor orçamento para a equipe. Portanto, não consigo entender como as pessoas conseguem criar e acreditar em teorias conspiratórias. Assim como, não é crível que a Ferrari venha a “prestigiar” somente o Raikkonen, quando estamos somente na segunda prova do campeonato, com dezesseis por vir. O futuro à Deus pertence e, portanto, a Ferrari sabe disto e não vai priorizar somente um de seus pilotos.

ULTRAPASSAGEM DUPLA:

Falando um pouco do GP Malásia, posso dizer que a melhor coisa da corrida foi à dupla ultrapassagem de Hiedfeld sobre Weber e Alonso. Só possível pela largura da pista. Manobra que - certamente – será repetida várias vezes, nos meios de comunicação, até o fim da temporada. De resto, na madrugada, deu sono.

SEIS:

Duas corridas e seis pilotos diferentes ocupam o podium. Na Austrália: Hamilton (McLaren), Hiedfeld (BMW) e Rosberg (Williams). Na Malásia: Raikkonen (Ferrari), Kubica (BMW) e Kovalainen (McLaren). Sempre com três carros diferentes, também. Mostra o equilíbrio da temporada até agora. Equilíbrio também entre os brasileiros. Todos no zero.

RÁDIO GRID:

Já está disponível no site do GRID BRASIL (www.gridbrasil.com.br), os debates e análises deste inicio de temporada. É a RÁDIO GRID, o pod cast do melhor site de automobilismo do Brasil. A ancoragem e a apresentação são minhas.

URUGUAIANA, 26 DE MARÇO DE 2008.

LEIA O BLOG: www.blogbandeirada.blogspot.com
ESCUTE A RÁDIO GRID: www.gridbrasil.com.br

Um comentário:

Felipe Maciel disse...

Legal a rádio, tô conhecendo agora... Vocês se amarram nesse negócio de pegar no pé do Galvão hein hehe

Eu também faço uma rádio, não sei se já ouviu, mas dessa vez tivemos que ficar sem gravar, infelizmente. Problemas técnicos são brochantes, fazer o quê...

Ah, estou conhecendo o site também. Parabéns pelos trabalhos.

abs