quarta-feira, 18 de março de 2009

FIM DA HISTÓRIA

FIM DA HISTÓRIA:

Mais uma surpresa para a temporada de 2009. A quinze dias do inicio da temporada, a FIA aprova a mudança na pontuação do campeonato. Agora, valem as vitórias e não os pontos. Não teremos as medalhas pretendidas pela "turma" do Bernie Ecclestone, porém, estabeleceram uma verdadeira "bagunça" com os dados históricos da categoria. Pouco me importa saber que 12 das 59 temporadas passadas, o campeão teve menos vitórias que o vice. Pouco me importa saber que Felipe Massa poderia ter sido o campeão, em 2008, mesmo tendo vencido o GP Bélgica, da forma que venceu. Importa-me o fato de que o campeonato de 2009 modifica a história da categoria. Prejudica os números, as estatísticas, a forma que usávamos como meio de comparação entre os pilotos e os registros históricos da F1.
Foi uma imposição absurda da FIA, algo arquitetado esdruxulamente por Ecclestone. Podemos até ter um final de temporada emocionante com mais de dois pilotos disputando o título, na última corrida, na última curva. Mas, poderemos ter muitos eliminados na disputa logo nas primeiras corridas. Basta que ajam quebras e que os companheiros de equipe tenham bons resultados. Acho que o jogo de equipe pode correr frouxo em 2009, com este novo regulamento. Além de aumentar o risco.
Sinceramente, não gostei da regra. Contraria todos os princípios de uma disputa que sempre foi historicamente uma competição de pontos, de regularidade, de estratégia. Se o objetivo é valorizar as vitórias, então que se estabeleça um aumento significativo de pontos para que obtê-la. Tipo: 15, 10, 7, 5, 4, 3, 2 e 1.
Em plena preocupação com a crise que abalou as estruturas da categoria, os dirigentes (leia-se Bernie Ecclestone) preocupasse em mudar a regra mais básica do automobilismo, que é o critério de pontuação, sinceramente, é o fim da história.

ABAIXO-ASSINADO:

A coisa mais incrível é a rebelião dos especialistas da F1. Aquelas pessoas que acompanham automobilismo, que entendem do assunto corridas, estão unanimemente indignadas. Prepuseram um abaixo-assinado contra a decisão da FIA. Uma petição em inglês dirigida ao Presidente Max Mosley pedindo o fim do critério. O endereço para os indignados. Já assinei!!! http://www.thepetitionsite.com/1/cancel-the-fia-approved-wdc-selection-criteria-for-f1-world-championship-2009

PALPITE:

Tem gente que não milita e não acompanha automobilismo que está dando palpite. Acham que a F1 é igual aos diversos campeonatinhos de final de semana, cujo regulamento se acerta na beira de campo. A F1 é principal categoria do automobilismo mundial. Infelizmente, ali, as equipes não têm a força de modificarem as imposições esdrúxulas dos dirigentes.

BRAWN:

Enquanto a Brawn domina os testes, os dirigentes abafam o fato, criando este sistema esdrúxulo de determinar o campeão da F1. A Brawn, em minha opinião, está fora do regulamento. Não posso crer que – em tão pouco tempo – um projeto que previsto para o motor Honda, tenha recebido o Mercedes tão perfeitamente. Vejam que o tamanho dos motores é diferente, a distribuição de peso, as questões aerodinâmicas de cada um. Portanto, diferente do que pensa a maioria, acho que a Brawn tenta chamar a atenção para obter um grande patrocinador e fazer a temporada. Dou o meu braço a torcer se as coisas forem realmente mágicas do Ross e sua turma.
URUGUAIANA, 17 DE MARÇO DE 2009.

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