quarta-feira, 25 de março de 2009

ENFIM, COMEÇA A TEMPORADA



FIM DA ESPERA:

Cinco meses se passaram entre o emocionante desfecho da temporada passada. Decisão na última curva. Dupla comemoração dos envolvidos. Ninguém tinha absoluta certeza do resultado final. Algo nunca visto na principal categoria do automobilismo mundial.
A F1 volta! Abalada pela crise financeira, pela polêmica do regulamento (mudança no critério de apuração do campeão), pela surpresa (resultado dos testes, a volta da Barrichello e a criação da Brawn GP).
Volta da F1 se dará, segundo o que se pode apurar nos testes, mais equilibrada, sem um favoritismo destacado. Um grupo maior de pretendentes aos melhores lugares no pódio: Ferrari, BMW, Toyotta, Brawn, Williams, Renault, somente depois a McLaren, ainda enfrentando problemas com o carro novo.
Tudo pode acontecer, no final de semana.

PONTO CORRIDO III:

Evidentemente, que venceu o bom senso. Seria uma temeridade modificar a regra para o apontamento do campeão e mexer nos números, na história da categoria. Nosso meio de comparativo das épocas. Além é claro, da possibilidade de se cometer uma séria injustiça e entregar a “taça” a alguém com muito menos pontos que os demais.
Fica melhor assim. O campeão será aquele que – ao longo de dezessete provas – conseguir os melhores resultados.
A medida era – no mínimo – inoportuna. Nos últimos quatro anos tivemos a decisão do campeonato na última corrida. Nos dois últimos anos, a diferença foi de um ponto. Portanto, não havia qualquer sentido em mudar agora.

EXPECTATIVAS:

A temporada (como quase todas) começa mediante expectativa, já que não se revelou claramente o favoritismo das equipes, nos testes. Segue a dúvida em relação ao desempenho da novíssima Brawn GP. Blefe ou mágica? Ainda preferi apostar no blefe. Afinal de contas, o carro estava montando para receber o motor Honda. Recebeu o motor Mercedes, de tamanho, forma e peso diferente. Não havia testado antes de Barcelona e Jerez. Acrescente-se a isto o fato da quase obrigatoriedade de chamar a atenção dos patrocinadores, para garantir o cumprimento integral da temporada. Tudo me leva a crer no blefe.
DESENHO DA BRAWN GP: a incógnita. (Marcel Marchesi),

HORÁRIOS, MADRUGADÃO E VOZES DO ESPORTE:

Como a nossa expectativa é gigante, seguem os horários das transmissões dos treinos e da prova de abertura da temporada. Com um detalhe: no canal Sport TV, a narração é do Sergio Maurício e os comentário do Lito Cavalcanti (este vale a pena ouvir).
Vale a pena, também, acompanhar o especial do VOZES DO ESPORTE, no sábado pela manhã, a partir das 9:15 horas, pela Rádio São Miguel – AM 880, ou pela internet: (WWW.portaluruguaiana.com/smiguel). Confirmada a participação de CELSO ITIBERÊ, do Globo do Rio de Janeiro, um dos grandes especialistas da F1.

Quinta-feira, 26 - 22h30 - 00h00: 1º treino livre (SPORT TV) Sexta-feira, 27 - 02h30 - 04h00: 2º treino livre (SPORT TV) Sábado, 28 - 00h00 - 01h00: 3º treino livre (SPORT TV NÃO CONFIRMADO)
03h00: treino de classificação (GLOBO)Domingo, 29 - 03h00: largada (58 voltas) (GLOBO)

URUGUAIANA, 25 DE MARÇO DE 2009.

Nenhum comentário: