segunda-feira, 22 de outubro de 2007

JUSTICEIRO

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA

JUSTICEIRO:
À margem dos escândalos da temporada, fazendo o seu trabalho quieto, sem polemica, sem encrenca com seu companheiro de equipe, com grande destaque na segunda metade da temporada e com seis vitórias (maior vencedor de 2007), o finlandês, ruim de mídia, mas muito bom piloto, arrebata – de forma inédita – o título de 2007, na F1. Depois da descoberta da espionagem, a não punição dos pilotos da McLaren, seria injusto, se ostentassem o título de campeões do mundo. Assim, o título fica em ótimas mãos!! Foi feita Justiça, por linhas certas. Dentro da pista, uma grande reação. Conseguiu uma grande proeza. Acreditou sempre!!! Traduz a vitória do esporte contra a politicagem.

HERÓI OU ANTI-HERÓI:
O público, em geral, compartilha com heróis polêmicos. Escolhe quase que sempre, os mais chegados à mídia, a grandes declarações e badalações. São estereotipados!! No caso de Kimi Matias Raikkonen as coisas são bem diferentes! Veja-se que o finlandês nunca esteve envolvido com brigas internas dentro de suas equipes, que viessem a chamar a atenção. Nunca houve com ele qualquer polêmica de relacionamento com seu companheiro de equipe e com seus adversários na F1, nunca deu uma declaração bombástica contra algo que lhe tenha desgostado dentro de suas equipes. E contrariando a maioria, tem atitudes éticas, com seus colegas de profissão (nunca se envolveu em um acidente doloso). Assim, em meio à gigantesca badalação feita em cima da briga interna da McLaren e o acompanhamento quase que diário da vida privado da nova estrela da F1, Lewis Hamilton, vejo o finlandês como um anti-herói para a mídia internacional (anti-herói, não bandido!!). Não sorri. É extremamente tímido. Não briga!! Responde aos jornalistas com frases pequenas. As vezes, com um simples: sim ou não!! Não é um bom relações públicas de si mesmo. O máximo que conseguiu até hoje foi despertar o interesse da imprensa sobre suas noitadas e bebedeiras, na época de férias. Mas, esta postura – contrária aos interesses da grande imprensa internacional – não pode tirar os méritos que ele apresenta dentro das pistas. É, como outros, um grande campeão nas pistas. E mereceu o título de 2007.

TORCIDA:

Na BANDEIRADA da semana passada, mencionei minha torcida pela Justiça. Portanto, estou satisfeito com o resultado do campeonato.

NOVATO:
Pouco vale a especulação sobre os problemas enfrentados por Lewis Hamilton em Interlagos. A história de que apertou ou não o botão do neutro e desativou o setup do carro. Se desperdiçou dois match-point com saque a favor, terá que superar o trauma. Importa que ele foi o estreante mais surpreendente da história da categoria. Certamente, será um campeão num futuro muito breve.

AMARGO:
Não gostei das atitudes de Massa no podium. Primeiro, foi mostrar que “entregou” a vitória, saindo do posto para mostrar a taça ao torcedor. Depois, não participou do “banho” de champagne ao novo campeão. Parecia não reconhecer em seu companheiro de equipe o legitimo campeão de 2007.

PERDEDOR:
Se Raikkonen foi o grande vencedor da F1 em 2007, o grande perdedor foi Ron Denis. Jamais havia perdido como perdeu nesta temporada. Não falo só do título. Falo da ética, da escolha errado do piloto para enfrentar a Ferrari, neste final. Manchou a F1 com o escândalo da espionagem, manchou a F1 quando declarou total apoio ao piloto Lewis Hamilton. Foi responsável direto em fomentar a intriga entre seus dois pilotos. Alimentou a vaidade e o ego. De quebra, pelo que se viu nas duas últimas corridas, prejudicou deliberadamente as possibilidades de Fernando Alonso conquistar o tri. Perdeu sozinho o campeonato. Castigo!!

MELHORES:
BANDEIRADA sempre é o primeiro em apresentar os melhores da temporada. A justificativa vem na próxima, mas a minha listagem tem, pela ordem: Hamilton, Raikkonen, Alonso, Massa, Rosberg, Hiedfeld, Vettel, Kubica, Kovalainen e Sutil.

TARUMÃ:
Lá vou eu!! Agora, é a Stock Car do Brasil.

URUGUAIANA, 22 DE OUTUBRO DE 2007.

Um comentário:

Rafael Ferreira disse...

Alô, amigo do blog bandeirada!! Satisfação enorme em saber que estás aproveitando o conhecimento nato do automobilismo e colocando-o em prática de forma estraordinária!!!!
Parabéns!!
Se quiser acessar o meu blog, www.esporteempassofundo.blogspot.com

Grande abraço,
Rafael Ferreira