quarta-feira, 12 de setembro de 2007

OMISSÃO

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIALEIA-BLOG BANDEIRADA: WWW.BLOGBANDEIRADA.BLOGSPOT.COM
OMISSÃO:

O caso de espionagem está abalando fortemente as estruturas da F1. As conseqüências são imprevisíveis, já que foi ferida a credibilidade da categoria. Evidentemente que isto acarreta perda de interesse de investimentos, pode significar a saída das principais montadoras, aliás, pode haver a retomada do plano de criação de uma nova categoria. Aquela administrada pelas grandes montadoras. Projeto que foi abortado pela ação rápida de Bernie Ecclestone e sua turma, que toparam dividir o “bolo” com as equipes, em troca da manutenção da união. Porém, com o escândalo, isto pode renascer em breve. Aguardemos!
Mas, o episódio tomou gigantescas repercussões, por inteira culpa da entidade maior da F1. Não foi a espionagem, que sempre existiu. A culpa direta foi da falta de aplicação de uma punição imediata. A culpa foi da omissão. E pior, no primeiro julgamento, a entidade não aplicou punição e, ainda, deixou em aberto a possibilidade de nova discussão. Dois erros, portanto. O primeiro, não puniu. O segundo, obrigou-se a punir severamente no caso de aparecerem novas provas. Com isto, as equipes prejudicadas, com a Ferrari, forçaram a barra nas investigações, na busca. Pressionou a cúpula de a categoria punir exemplarmente a McLaren. Agora, o que poderia ser facilmente conciliado no primeiro julgamento, tornou-se uma questão de honra para todos os envolvidos.
Resumindo: desde o início do episódio, basta vocês lerem meus textos anteriores, venho pregando que – se a McLaren tivesse sido punida com a perda de pontos no mundial de construtores – teriam colocado uma pedra em cima do assunto. Contentaria a Ferrari e demais. Punir-se-ia a espionagem. Manter-se-ia a integridade da categoria. A FIA resolver omitir-se. Deu no que deu. A própria direção da categoria é a grande culpada do abalo moral sofrido pela F1. As conseqüências, não se calcularam as dimensões. Mas... Gigantescas!!!

CULPADOS:

A vaidade de Stepney que queria o cargo de Ross Brawn, na Ferrari. A ganância de Coughan, que queria vencer na McLaren e transferir os seus “conhecimentos” para a Honda, ser o novo mago da F1. Ron Dennis se deixou levar pelo imediatismo. Os pilotos: dizem entregou a equipe. O outro, se omitiu. Tudo tem o seu peso na hora de se apontar culpado. Porém, insisto: se tivesse havido uma punição no primeiro julgamento, nada disto estaria acontecendo agora. Era um pedra que deixou de ser colocada em cima do assunto. Portanto, a grande culpa é de quem não puniu!!!

REPERCUSSÕES:
Se não houver punição séria a McLaren, agora, certamente, algumas montadoras poderão deixar a F1. Leia-se: Renault, Honda e Toyotta. Além a Ferrari. Se punir severamente a McLaren: sai a equipe e quem sabe até a Mercedes. Caso tivesse a FIA tomado a atitude certa na hora certa, ninguém mais falava no assunto. Ponto final.

MONZA:

Em Monza vimos: uma grande ultrapassagem de Hamilton em cima de Raikkonen. Compromete o finlandês e consagra o inglês. Vimos Felipe Massa dar adeus a possibilidade de título (a não ser que a McLaren e seus pilotos sejam expulsos do campeonato). Vimos Fernando Alonso, contra tudo e todos, encurtar a diferença de pontos (só três) e desempatar em numero de vitórias (quatro).

VALOR:

O valor de um título. Para Scott Dixon: meio litro de combustível...


SPA E 36 ANOS:

Apesar do escândalo, estou ansioso pelo GP em SPA (ano passado não teve). A Eau-rouge e outras tantas. Afinal de contas, comemoramos 35 anos do nosso primeiro título da F1. Mas, já estou há 36 anos nesta...

Uruguaiana, 12 de setembro de 2007.

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