quarta-feira, 11 de julho de 2007

DUPLA DERROTA

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA
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DUPLA DERROTA:

Em uma semana, o brasileiro Felipe Massa viu diminuídas suas chances de ainda ser campeão em 2007. Duas provas favoráveis à Ferrari (tanto que ambas vencidas facilmente pelo seu companheiro de equipe), onde o brasileiro não descontou a vantagem de seus adversários da McLaren e, de quebra, perdeu a terceira posição na tabela para Kimi Raikkonen. Acrescente-se ao prejuízo o fato de que são duas provas a menos para descontar a vantagem. Agora, sequer a matemática lhe ajuda, já que não pode mais alcançar Lewis Hamilton na classificação, sem influencia de terceiros. A vantagem de Lewis é de 18 pontos para Massa e faltando oito (8) provas, somente têm condições de descontar 16 pontos.
A primeira derrota atribuiu ao trafego, na França. A segunda ao apagão da largada. Como consolo restou à recuperação e a mostra de que a Ferrari está mais forte que a McLaren, nesta altura do campeonato. Entre os prejuízos, deve ser computado o importante avanço de Raikkonen, que venceu aproveitou muito bem o progresso da Ferrari e venceu ambas as corridas. Entrou na luta, também.

EUFORIA:

Marcou o GP Inglaterra, a euforia da equipe McLaren, quando da conquista da pole-position, pelo Lewis Hamilton. Na verdade, serviu apenas como dado estatístico. Não valeu para pontuação na tabela, não valeu sequer para garantir a vitória do inglês. A euforia, significou mais como uma intimidação contra a Ferrari, o que acabou não se confirmando da corrida.
VANTAGEM:

Apesar de frustrar o público inglês, sem a vitória de Hamilton, pelo menos, serviu para manter a vantagem na tabela. Menos uma corrida para o final da temporada. E somente dois pontos foram descontados, pelo principal inimigo na luta pelo título: Fernando Alonso.
Com isto, não quero dizer que Felipe Massa e Kimi Raikkonen não tenham chance de ganhar o título. Digo, que o principal rival de Hamilton é Alonso, por ter equipamento igual e por ter uma desvantagem menor de pontos.
Para que a dupla da Ferrari volte a ter chance, é necessário a quebra em uma das próximas provas, de Hamilton; Caso contrário, é difícil descontar a diferença.

POUPANDO:

Vejam que o inglês da McLaren tem pensado diretamente no título. Corre para isto. Na Inglaterra, mesmo com a euforia da torcida e da própria equipe, maduramente, viu que não dava para acompanhar a Ferrari, o que fez: poupou o motor que terá que obrigatoriamente usar na Alemanha. Faltando oito provas, sua palavra chave é administração. De carro, de pontos, de corridas, dos adversários.

GATE:

Claro que o caso STEPNEY-GATE poderá acabar definindo a temporada em favor dos pilotos da Ferrari, numa eventual desclassificação da McLaren. Porém, não se deve acreditar nisto. A palavra de Ecclestone já deixou nas entrelinhas, que a punição será para a equipe, não para os pilotos, que – acredita-se – não tenham nada a ver com a história.
Mas, o GATE vai dar muito que falar nos próximos dias. O plano era maquiavélico. Tirar os dados da Ferrari, mostrar serviço na McLaren e venderem para quem mais necessita: Honda.

URUGUAIANA, 11 DE JULHO DE 2007.

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