quinta-feira, 5 de julho de 2007

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA
PERDEDOR:

O maior perdedor do GP França foi o brasileiro Felipe Massa. Perdeu, no mínimo, em três vezes: 1º) a corrida que estava ganha, foi perdida na estratégia de box; 2º) o resultado mantém vivo Raikkonen, no campeonato, e continua havendo divisão de privilégios, dentro da equipe; 3º) pois perdeu mais uma corrida para descontar vantagem, poderia ter descontado quatro pontos e descontou somente dois. Agora, tem – matematicamente – a possibilidade de descontar 18 pontos, estando a 17 de desvantagem entre relação a Hamilton.
Portanto, é compreensível a cara feia no podium. O brasileiro tinha pouco que comemorar. Talvez, a grande derrota tenha sido o fato de que seu companheiro de equipe tenha conseguido a vitória e, de quebra, mantém as chances na tabela. No caso de vitória do Felipe Massa, dificilmente, a Ferrari continuaria sem dar total atenção ao brasileiro.

PARELHA:

A vitória de Raikkonen equilibra a “briga” inteira na Ferrari. Nas duas ultimas corridas, o finlandês vem de desempenho semelhante ao brasileiro. Nos Estados Unidos, lutaram pela posição. Nos treinos da França dividiram os melhores tempos. Massa foi pole. Raikkonen, o vencedor. Dificilmente, um dos dois terá o privilégio da equipe. Somente no caso de duas quebras seguidas.

ZEBRA:

Desta vez, quem fez a primeira curva na frente não venceu a corrida. Zebra!!! Foi a primeira vez na atual temporada. Foi à primeira vez, também, que um piloto vence sem largar na primeira fila (Raikkonen largou em terceiro). Foi a segunda vez, que Massa largou na pole e não ganhou a corrida. É o único neste quesito.

DESEMPATE:

Na Inglaterra, domingo, teremos o desempate da temporada. Oito provas: quatro vitórias da McLaren – quatro vitórias da Ferrari. Duas de Alonso, duas de Hamilton, duas de Raikkonen e duas de Massa. Não há dado estatístico igual. As diferenças na tabela de classificação são os “podium” reiterados de Lewis Hamilton.

INVESTIGAÇÃO:

Explodiu a bomba!!! A FIA vai investigar o caso de espionagem e troca de informações sigilosas entre membros da Ferrari para a McLaren. Fala-se em eliminação da equipe inglesa do campeonato, o que – particularmente – vejo como improvável. O campeonato de 2007 já está sob suspeita. Já merece um filme. Quem sabe, uma nova versão para James Bond: 007 e o submundo da F1 ou 007 contra Dr. Denis. Quem sabe a volta de Sherlok Holmes. Vamos aguardar o desfecho. Mas, como disse na coluna da semana passada, isto não é novidade na F1. A novidade foi descobrirem a trama.
URUGUAIANA, 04 DE JULHO DE 2007.

Nenhum comentário: