sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ROLETA-RUSSA




ROLETA-RUSSA:

Cada vez mais nos assustamos com a dimensão da crise econômica mundial. Seus reflexos, suas conseqüências ainda estamos longo de saber. Ficou a lição de que não há como sobreviver com a ciranda financeira e a roleta-russa que se estabeleceu no mercado econômico mundial e afetou tudo.
Uma das pioneiras da bancarrota foi um banco que tinha ações na F1. Depois, insinuam-se problemas com a GM americana (não está na F1) e, agora, caiu como uma bomba a desistência da Honda, em continuar participando do campeonato mundial de F1, já em 2009.
Claro que a Honda não quebrou na bolsa de valores, porém, deve destinar os investimentos que fazia (e não era pouco) na F1, para recuperar um ou outro setor abalado pela crise. A F1 passou a ser prejuízo e supérfluo.
Fico pensando cá com meu travesseiro, sem nunca ter aplicada na bolsa: qual será o destino das outras equipes, as pequenas da F1?? Questiono-me. Talvez, nunca a categoria tenha enfrentado um problema tão gigantesco. Já que – além das próprias montadoras – existem sérias dificuldades com os patrocinadores, fortemente abalados pela crise.

NEO:

Na crise na F1 e no mundo, boa parte deve ser creditada ao incoerente sistema NEO. Eles pregam que o Estado não pode gerir nada além da saúde e segurança pública. Que bancos, petróleo, minas e até serviços essenciais entre outros tantos devem ser administrados pela iniciativa privada. Porém, quando “estourou” a crise, os “quebrados” correrão aos seus Governos para pedir socorro. Tudo com a ameaça de desemprego, recessão, falta de valores para investimentos. Para isto, o Estado serve... Quem sabe, a Honda – agora – se socorre do governo japonês...

QUAL O DESTINO? (01):

Quem ficou “a ver navios” foi a nossa Petrobrás. Tinha contrato com Honda para fornecimento de combustível em 2009. Agora, a “estatal” brasileira, vai ter que procurar outro caminho. E dizer que a Petrobrás abriu mão do contato que tinha com a “velha” Williams...


QUAL O DESTINO? (02):

Quem definitivamente ficou sem lugar foi Rubens Barrichello, agora só um milagre para seguir na categoria. Levou junto Bruno Senna, apesar do “sobrinho” dizer preparado pelo plano “B”: Force Índia ou Toro Roso. Luca de Grassi já estava sem destino mesmo, não perdeu nada com isto.

DEZOITO CARROS:

Grid diminui sensivelmente. Muda-se até a divisão de treinos. É o menor grid desde 1969. Fato altamente preocupante.

URUGUAIANA, 05 DE DEZEMBRO DE 2008.

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