terça-feira, 21 de outubro de 2008

ESPIRITO ESPORTIVO – VICENTE MAJÓ DA MAIA
RETOMADA E O SONHO:

No auge do automobilismo brasileiro, no final da década de 80 e inicio da década de 90; no auge da disputa Senna contra Piquet, ambos tricampeões mundiais de F1, vivemos aqui – em nossa Uruguaiana – o nosso momento no automobilismo.
Começamos correndo na “balança”, com um só kart, em maio de 1988. Veio à fundação da Associação Uruguaianense de Automobilismo, em junho de 1990. Depois as inesquecíveis corridas no circuito urbano: Parcão-Rodoviária, na segunda metade de 1991, enquanto se construía o kartódromo, inaugurado em julho/1992. Tivemos três temporadas históricas: 1991/1993. Uma na rua e duas no kartódromo.
Fomos freados por dois motivos: a morte de Ayrton Senna, em maio de 1994 e a implantação do Plano Real, em julho do mesmo ano. Ambos os sustos, foram decisivos para o enfraquecimento do nosso kartismo.
Falo neste assunto, pois tive o privilégio de viver intensamente todos os momentos de “glória” no nosso kartismo. Desde a primeira prova, passando pela construção do kartódromo, até a corrida de domingo, que marcou a reinauguração do asfalto da pista e a retomada do movimento em Uruguaiana.
Ligado do jeito que sou ao automobilismo, não poderei estar mais contente, quando – no sábado – pilotei e – no domingo – assisti a turma “nova” realizar IIº Kart Oeste. O público deu a resposta e provou que estamos vivos!
É o reinicio de um movimento que deu muito certo e que o destino acabou influenciando na desmobilização. Porém, se recuperado, pode ser a retomada de um sonho maior: autódromo. Que seria a transformação em termos turismo esportivo para nossa Uruguaiana. E fico a sonhar: uma etapa da Stock-Car ou uma F-Truck, na Capital dos Caminhões do MERCOSUL.
Não morro sem ver isto!

URUGUAIANA, 22 DE OUTUBRO DE 2008.

2 comentários:

Felipe Playmobil disse...

- Blog sem fotos, num tem graça.

Rafael Ferreira disse...

Vicente! Na segunda bateria das categorias SPEED A e SPEED B confesso que me emocionei ao narrar a chegada do Figueiró!! Passou um filme na minha cabeça e relembrei daqueles tempos do auge no kartismo uruguaianense!!
Parabéns pelo blog!
Vamos tentar realizar uma prova com os "Dinos" do kart em 2009, o que achas??
Abraço!
Rafael Ferreira