terça-feira, 20 de maio de 2008

FASCINAÇÃO

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA

FASCINAÇÃO:

Não nego as minhas preferências pelo GP Mônaco. Não sei o motivo da fascinação. Talvez, pelo lugar. Pelo desafio. Pelo imprevisto. Pelo perigo. Pela possibilidade de ver uma corrida realmente diferente. É a prova que mais espero no calendário. Conheço os mínimos detalhes do circuito. De cabo a rabo. A F1 vive se questionam sobre ainda correr em Monte Carlo, porém, sou daquele “time” que não imagina a F1, sem o GP Mônaco. Daquela largada, com os carros espremidos contra as lâminas, na “reta-torta”. E largam em direção a Sainte Devote, se esfregando, buscando não ocupar o mesmo espaço, que os demais. Quantos terminam ali a sua participação! Contornam a Massenet, sobrem o Cassino, raspam no muro de pedra da Mirabeux. Param, na Lewis (a curva de menor velocidade da temporada). Dali, à direita a curva do Porto e a entrada no Túnel (segundo os pilotos, com um olho fechado e outro aberto). A “nova chicane”, onde alguns tentam a ultrapassagem, mas, quase sempre, acabam no atalho, fora da pista. Chegam na Tabacaria E vem os “SS” e a também famosa La Rascasse. Contornam a Albert Nights e completam a volta. Os sobreviventes chegam ao fim.

LOTERIA:

O GP deste ano é uma verdadeira loteria. Não há como fazer um prognóstico. Pode a Ferrari se manter na frente. Pode! Pode a McLaren repetir o ano passado? Pode! Fez dobradinha. Pode a BMW surpreender? Sim! E a Renault numa tática suicida nos treinos? Também. Portanto, se tem um GP sem favoritos, acho que é o de domingo. Esperemos, então.

DOMÍNIO:

A Ferrari vem dominando a temporada. Não quero crer que domine, também, em Monte Carlo. Se dominar, definitivamente o campeonato ficará nas mãos de Raikkonen e Massa. Portanto, o GP é importante para definir o amplo favoritismo da Ferrari, ou a possibilidade de reação da McLaren, por exemplo.

DIA DA VELOCIDADE:

Depois do GP Mônaco, na mais tradicional prova da F1; teremos – na tarde – as 500 Milhas de Indianápolis, a mais tradicional corrida norte-americana. Nesta, cinco brasileiros no grid. Com chances para Helio Castroneves (já venceu lá duas vezes) e Tony Kanaan. Mas, terão vários fortes adversários. O último final de semana de maio sempre abriga o GP Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis, as duas provas mais tradicionais do automobilismo mundial (antigamente se incluía às 24 Horas de Le Mans, neste Gran Slam da velocidade). Portanto, o último domingo de maio é o dia mundial da velocidade.

URUGUAIANA, 20 DE MAIO DE 2008.

Nenhum comentário: