quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SOZINHO:

Vejam só!! O contestado, criticado, Rubens Barrichello é o único representante da pátria amada, no GP Valência, e quiçá dos próximos todos da temporada. Felipe Massa, como se sabe, está fora, sem prazo determinado, após o acidente em Hungaroring. Nelson Ângelo verá Romain Grosjean largar na sua Renault. Então, resta ao torcedor brasileiro, a bandeira de Barrichello. Representante da nação verde e amarela.

FONTE:

Temos que nos acostumar com esta possibilidade. De ter um ou poucos brasileiros no grid. Com o fim da geração Massa, com o destino incerto de Nelson Ângelo e a provável aposentadoria de Barrichello, a tendência é de que poucos brasileiros vejam a ocupar lugares na F1. Tudo isto, pelo fato de que não revelamos mais pilotos de primeira linha. Muito embora, creio que a fonte não tenha secado. A diminuição tem uma origem, que foi o quase fim das categorias de monopostos, no Brasil. O reflexo está aparecendo agora. Tínhamos no passado revelador de talentos: F-Ford, F-Chevrolet, F-Renault. Agora, temos somente a desmotivada F-3 sul-americana.
A tendência, portanto, é que o Brasil diminua a sua participação, num futuro próximo, na principal categoria do automobilismo mundial.


VALÊNCIA:

Depois de três semanas sem F1, retornamos as emoções. Mas, sem Michael Schumacher, sem Felipe Massa, sem Nelson Ângelo. A briga será entre Jenson Button e sua Brawn GP e as duas Red Bull (Weber/Vettel). Mas terão que dividir espaço com a McLaren, que evoluiu na última prova e, também, com a Ferrari, apesar de desfalcada, poderá surpreender com Raikkonen. Pista de rua, difícil ultrapassagem. Resultado imprevisível.

LUTADOR:

Peter Sauber pediu prazo para a FIA e registrou a BMW no campeonato de 2010. Para nós, ótima notícia. Grid cheio no próximo ano. Mas, a atitude de Sauber revela a possibilidade de mais um do velho estilo garagista retornar a F1. Sem a montadora alemã, certamente, o velho suíço irá recorrer a um motor alugado e montar a sua equipe numa “garagem”.

GARAGENS:

Guardadas as devidas proporções, voltarão ao estilo equipes de garagens na F1, em 2010: Williams, Brawn GP, Campos, Manon e Sauber. Não é o fim das montadoras. Mas, a independência da categoria.

URUGUAIANA, 19 DE AGOSTO DE 2009.

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