quinta-feira, 2 de abril de 2009



A VOLTA DOS GARAGISTAS:

A Brawn confirmou! Fez jus a tudo aquilo que se disse dela, depois dos últimos testes. Fez dobradinha (mesmo que circunstancial, no caso de Barrichello), no primeiro GP do ano. Deu uma verdadeira lição nas grandes montadoras. Um carro simples, bem “grudado” ao solo, sem KERs, mas com um revolucionário “difusor”. Obra-prima. Aparentemente, sem dinheiro (despediu boa parte da equipe de trabalho, depois da corrida). Mas com soluções criativas, fazendo a F1 lembrar os “velhos” garagistas que marcaram a história da categoria.
O feito desperta a atenção de vários outros construtores que tiveram que deixar a categoria, em face de avalanche das montadoras. Agora, com o aparente declino das mesmas, passam a cogitar a volta ou a adesão de novos. É uma nova revolução da F1. A valorização das soluções caseiras.
Não escondo minha preferência: grids cheios, carros de garagem, engenheiros criativos. A volta dos velhos tempos...


IMPORTÂNCIA DO CARRO:

Ficou gritante a importância do carro, nesta revolução da F1. Talvez, o fato mais negativo. Enquanto se debate a importância do piloto, na pratica, isto não funcionou. O comparativo com o ano passado é quase inevitável. A Honda não tinha carro, seus pilotos não andaram em 2008. Bastou a Brawn ter um projeto bem nascido e pronto! Venceram com méritos. Portanto, valorizou-se o carro e minimizou-se o piloto.

GUERRA:

Ficou evidenciada a guerra da engenharia. Os carros bem nascidos têm o DNA de Ross Brawn (um mago não de agora) contra Adrian Newey (Red Bull) e contra Willi Rampf (BMW). Ficaram para trás, na primeira prova, os engenheiros das grandes: McLaren e Ferrari.

PNEUS:

O grande problema para se administrar na prova da Austrália foram os pneus “moles”. Não duraram mais do que seis (06) voltas. Uma tragédia. Talvez, a coisa complique mais ainda no próximo final de semana, quando teremos a segunda etapa na desértica Malásia. Portanto, possivelmente teremos um desgaste ainda maior. A estratégia passa a ser fundamental.

ANSIEDADE:

Atribuo à ansiedade o acidente entre Kubica e Vettel. Dois jovens, querendo espaço. Não acredito que Kubica pudesse “buscar” Button, como disse. Assim como, acho exagerada a punição ao Vettel.

HORÁRIOS:

Com as determinações da FIA, os horários das provas foram adaptados para que as transmissões da televisão sejam no domingo pela manhã na Europa. Assim, tivemos o GP Austrália no incomodo horário das 03:00 horas. Na Malásia a corrida será às 06:00 horas. Fica um pouco melhor do que “cortar” à noite. Mas, teremos um novo madrugadão no domingo (05/04/2009).

URUGUAIANA, 01 DE ABRIL DE 2009.

Nenhum comentário: