quinta-feira, 27 de novembro de 2008


ESPÍRITO ESPORTIVO – VICENTE MAJÓ DA MAIA vmmaia@uol.com.br


TARUMÃ:

Estive em Tarumã, a convite da Diretoria de Imprensa da Copa Nextel Stock Car Brasil 2008 (este é o nome oficial da principal categoria do automobilismo brasileiro). Tive a oportunidade de conviver com vários jornalistas que cobrem o automobilismo no Brasil e no mundo. Tive a oportunidade de ver o lançamento do carro de 2009 (no primeiro teste foi mais de 2 segs mais rápido). E posso ter visto a última prova da Stock Car em Tarumã, pois a Direção da categoria está muito entusiasmada com a conclusão da pista do VeloPark (autódromo mais novo e moderno do Brasil, que está sendo construído em Nova Santa Rita, pista pertencente a família Gerdau).
Tarumã pode ficar fora do calendário já em 2009. Por pura ironia do destino ou fruto da modernidade. Em 1979, quando começaram as provas da Stock Car, foi justamente a pista de Viamão a primeira a sediar um etapa. Porém, o local onde foi construída, não deixa alternativa para a criação de novas áreas de escape, para ampliação e modernização dos Box, da sala de cronometragem, da direção de prova. A questão mais séria é a segurança. A curva um (01), onde já tivemos pilotos perdendo suas vidas (lembram o Giovanni Salvatti, em 1971; o Pedro Carneiro Pereira (narrador, em 1973, este na reta dos Box).
Uma das perguntas principais nas entrevistas da imprensa com os pilotos é sobre este aspecto de segurança, onde todos manifestam suas preocupações. Porém, pela mística, pela tradição, por sua história, mas todos gostam de Tarumã, pelo desafio. O desafio desta curva 01, em quase 90 graus e a descida do Tala Larga, talvez a curva com o nome mais original do Brasil (batiza, também, a churrascaria do autódromo).
Se confirmada a mudança de circuito, temo pela manutenção do circuito. Acho que não só perderemos a oportunidade de apreciar o desafio, o risco que os pilotos passam; mas temo pelo abandono do circuito. O automobilismo gaúcho e brasileiro perderia muito.
Aliás, o Rio Grande do Sul que deve se orgulhar de ser o estado brasileiro com maior número de autódromos: Tarumã, Guaporé, Santa Cruz e Nova Santa Rita.

URUGUAIANA, 26 DE NOVEMBRO DE 2008.

Nenhum comentário: