domingo, 11 de abril de 2010

NEM TANTO:

Nem tanto Bahrein, nem tanto Austrália, eis a definição do GP Malásia. Tiveram-se as ultrapassagens que faltaram em Bahrein. Tiveram-se as mesmices de ver definida as cinco (05) primeiras posições, tão logo passada a segunda curva (Vettel, Weber, Rosberg, Kubica e Sutil). Porém, do sexto para baixo, tiveram-se variações, brigas e indefinições. Foi o lado bom do GP Malásia.

CIRCUNSTÂNCIAS:

A indefinição das posições do sexto para baixo foi ocasionada pela chuva de sábado. Com a inversão do grid, provocada pelos erros da Ferrari e McLaren, que obrigou seus pilotos a largarem no fundo do pelotão. Portanto, tudo que ocorreu de bom no GP Malásia foi circunstancial.

ARROJADO:

Quem é o piloto mais arrojado da atual F1? Aquele que não se entrega. Que luta e que consegue as ultrapassagens. Aquele que – quando larga atrás – busca insistentemente um lugar melhor, às vezes, sem se preocupar com os riscos. Na minha modesta opinião, o piloto mais arrojado do grid é Lewis Hamilton. Demonstrou isto nas três provas da temporada.

INCOERÊNCIA:

A mudança da pontuação para valorizar a vitória, acabou – após três corridas – beneficiando o mais regular. Tivemos três vencedores (Alonso, Button e Vettel), nenhum lidera. O líder da pontuação, Felipe Massa não venceu nenhuma. Não liderou sequer uma volta até agora na temporada. Mas, chegou duas vezes no podium.

SURPRESA:

O carro da Red Bull é o mais festejado das primeiras provas da atual temporada. Desenho do mago Adrian Newey. Porém, pelas atuações da Renault/Genii com Kubica deixam claro que o motor está afinado com o novo regulamento. Para quem não sabe, ambas usam o mesmo motor. Talvez, seja a grande surpresa até agora: os Renaults.

CARROÇA:

Enquanto isto, Barrichello diz que tem pilotado uma carroça. Se não medir as palavras, certamente que, em breve, vai continuar pilotando a sua carroça e seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, pilotará uma Williams.

URUGUAIANA, 07 DE ABRIL DE 2010.

2 comentários:

Estevis disse...

Realmente foi uma união entre as duas primeiras corridas. Teve ultrapassagens e disputas, mas as primeiras posições não foram alteradas. Creio que a maioria das corridas será assim. Em relação à Barrichello, eu espero que caso seu carro evolua ele dará o máximo de si. Não vejo a hora de Williams e Rubinho voltarem à vencer. Gostei do seu blog , também tenho um, o que me diz de parceria e troca de links? Entre no meu blog e deixe um comentário com a resposta: http://omelhordaformula1.blogspot.com/. Obrigado!

Unknown disse...

Vicente, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.