quarta-feira, 7 de maio de 2008

MONOPÓLIO

MONOPÓLIO:

A divisão de vitórias no ano passado entre quatro pilotos e duas equipes, criou uma nova expectativa em torno da F1. Principalmente, no que se refere a atual temporada. No início do campeonato de 2008, pensava-se que teríamos uma briga intensa entre vários pilotos pelas vitórias. Porém, passada as primeiras corridas, verificou-se um imenso domínio da Ferrari que, por “barbeiragem” de seus pilotos, deixou de ganhar somente a primeira prova da temporada em Melbourne. A tendência agora é de um monopólio de vitórias da Ferrari a serem divididas entre Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Um deles acabará campeão. Não vejo outra leitura para o campeonato. Pelo menos, por enquanto...

NA HORA:

Para Felipe Massa escrever o seu nome entre os pretendentes ao título precisa chegar na frente de Kimi Raikkonen, na Turquia. É quase uma obrigação. Tem um baita carro, apoio idêntico da equipe, ótimo retrospecto no circuito, onde venceu duas vezes, em três corridas ali realizadas. Portanto, a hora é agora...

DEPOIS DA TRÊS, VEM A OITO:

Em Barcelona o número da curva era o três. Com duas ou três pernas. Curva difícil. Agora, na Turquia, o desafio é a curva oito; uma curva só, raio grande, com quatro pernas (dobras). Está mais do que na hora de serem batizadas. Terem nome próprio. Deixarem de ser simplesmente um número. Como os exemplos de várias famosas: Peraltada (México), Eau-Rouge (Spa), Stone (Silverstone), as duas de Lesmo (Monza), a Tamburello (Imola), Saca-Rolhas (Laguna Seca), que lembrei, entre outras. Precisam, portanto, de identificação.

CURVA OITO:

Mesmo sem nome, a curva oito da Turquia diferencia os pilotos. Separa os homens, dos meninos. Até acho que Schumacher pesou a curva oito, quando decidiu parar com a F1. Não conseguiu acompanhar Alonso, em 2006.

ESQUECIMENTO:

Manifestei na última coluna, a data de 1º/maio. Ligada a nós amantes do automobilismo ao fato da morte de Ayrton Senna. Esperei dos principais meios de comunicação algum registro. Vi, lamentavelmente, tímidos registros. Quase um esquecimento. Principalmente, daqueles que fizeram seu nome em torno do nosso piloto. Quem sabe, tenham esperado pelo próximo ano, quando estaremos completando 15 anos do fatídico final de semana de Imola.

RECORDE:

Enquanto a grande mídia esquece Senna, prepara-se para badalar o recorde de Barrichello na Turquia. O brasileiro será o piloto com mais provas disputadas na história da F1. Completa 257 e supera definitivamente Ricardo Patrase.

URUGUAIANA, 07 DE MAIO DE 2008.

Um comentário:

Daniel Médici disse...

Stowe é o nome da curva em Silverstone, depois da Hangar Staight, não?

Sobre o circuito turco, tenho restrições. A Curva 8 é, sem dúvida, fenomenal, mas não vejo outros grandes desafios ao piloto. Spa é Spa não por causa da Eau Rouge, mas tambem dam Blanchimont, Pouhon, Stavelot...

Abçs!