domingo, 11 de abril de 2010

NEM TANTO:

Nem tanto Bahrein, nem tanto Austrália, eis a definição do GP Malásia. Tiveram-se as ultrapassagens que faltaram em Bahrein. Tiveram-se as mesmices de ver definida as cinco (05) primeiras posições, tão logo passada a segunda curva (Vettel, Weber, Rosberg, Kubica e Sutil). Porém, do sexto para baixo, tiveram-se variações, brigas e indefinições. Foi o lado bom do GP Malásia.

CIRCUNSTÂNCIAS:

A indefinição das posições do sexto para baixo foi ocasionada pela chuva de sábado. Com a inversão do grid, provocada pelos erros da Ferrari e McLaren, que obrigou seus pilotos a largarem no fundo do pelotão. Portanto, tudo que ocorreu de bom no GP Malásia foi circunstancial.

ARROJADO:

Quem é o piloto mais arrojado da atual F1? Aquele que não se entrega. Que luta e que consegue as ultrapassagens. Aquele que – quando larga atrás – busca insistentemente um lugar melhor, às vezes, sem se preocupar com os riscos. Na minha modesta opinião, o piloto mais arrojado do grid é Lewis Hamilton. Demonstrou isto nas três provas da temporada.

INCOERÊNCIA:

A mudança da pontuação para valorizar a vitória, acabou – após três corridas – beneficiando o mais regular. Tivemos três vencedores (Alonso, Button e Vettel), nenhum lidera. O líder da pontuação, Felipe Massa não venceu nenhuma. Não liderou sequer uma volta até agora na temporada. Mas, chegou duas vezes no podium.

SURPRESA:

O carro da Red Bull é o mais festejado das primeiras provas da atual temporada. Desenho do mago Adrian Newey. Porém, pelas atuações da Renault/Genii com Kubica deixam claro que o motor está afinado com o novo regulamento. Para quem não sabe, ambas usam o mesmo motor. Talvez, seja a grande surpresa até agora: os Renaults.

CARROÇA:

Enquanto isto, Barrichello diz que tem pilotado uma carroça. Se não medir as palavras, certamente que, em breve, vai continuar pilotando a sua carroça e seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, pilotará uma Williams.

URUGUAIANA, 07 DE ABRIL DE 2010.

quinta-feira, 1 de abril de 2010



CORRIDAÇA:

Tirei o chapéu para o GP Austrália. Teve de tudo que precisa ter uma grande corrida de automóveis. Tudo. Chuva na largada, enrosco entre três campeões (Alonso, Hamilton e Schumacher). Estratégia de corrida de Button, que acabou premiada com a vitória. Novo problema na Renault/Red Bull do favorito Vettel. Teve várias e diversas ultrapassagens. Talvez, a pista e suas condições tenha sido decisiva para o grande espetáculo, mas foi a rendição da F1, em relação a chatice do GP anterior, realizado no Bahrein.

COMPARATIVO:

Incrível a diferença entre as duas corridas iniciais da temporada. No Bahrein, circuito criado pelo “especialista” Hermann Tilke, tivemos uma das provas mais chatas da história da categoria. Agora, num circuito comum, improvisado dentro de um parque, tivemos uma baita corrida. Assim, ao que parece, a tentativa de modernizar os circuitos pelo mundo a fora, não tem dado certo. Os novíssimos circuitos criados pelo engenheiro alemão não tem funcionado. Não tem emoção. São politicamente seguros, mas o espetáculo é apenas de natureza visual. Arquitetônico, como o caso de Abu Dhabi. Corrida, mesmo...Nada!

“S” DO SENNA:

Quando houve a alteração do circuito de Interlagos, o piloto Ayrton Senna deu a dica do “S” no final da reta. Pois bem! Hoje o lugar é privilegiado em termos de possibilitar ultrapassagens. Não é só na F1 que o ponto é especial. Ali se vê ultrapassagens em todas as categorias que competem. Talvez, a solução para os circuitos de Tilke seria consultar uma comissão de pilotos, para que ajam pontos de ultrapassagem que tragam emoção nas corridas.

MALÁSIA:

Malásia foi a primeira obra de Tilke. Talvez, a melhor delas em termos de ultrapassagens. É larga e tem um retão que termina em grampo. Vamos ver como a nova F1 se comporta nesta pista. É o teste.

PONTUAÇÃO:

Não estamos ainda habituados a nova pontuação. Mas, o campeonato está bem equilibrado após as duas primeiras corridas. Alonso, 37; Massa, 33 e Button, 31. Pouca diferença. Muitos pontos em jogo. Tudo pode acontecer. Até grandes reações. Vamos esperar. A próxima é domingo, na Malásia, na madrugada, cinco da manhã.

URUGUAIANA, 31 DE MARÇO DE 2010.