quarta-feira, 10 de junho de 2009

MAIS IMPORTANTE:

Mais uma vitória de Jenson Button. Mais uma vitória da Brawn GP. Venceram em todos os tipos de pistas, em todas as condições, faça chuva, faça sol. Nada mais resta, a saber, no campeonato. Button já é campeão. Porém, algo de muito relevante vai ser objeto de muita analise a partir do que se viu nesta temporada: a importância da engenharia.
Veja-se que – até o final da temporada passada – Jenson Button amargava as últimas posições com um carro extremamente problemático como era a Honda. Num Passo de mágica, assumiu – quase na abertura desta temporada – um dos carros da Brawn e lidera facilmente o campeonato.
Qual a leitura que se pode fazer disto? Simples !! Um ótimo engenheiro é muito mais importante do que um bom piloto. O engenheiro consegue fazer milagres de transformar um carro perdedor, num vencedor. O piloto, me desculpem, não!!!

CABAL:

Tínhamos a noção da importância do carro. Agora, temos a prova cabal. Incontestável. Não estou dizendo com isto, que o piloto não tem importância. Porém, reduzo esta. A transformação da Honda em Brawn é a confirmação. Lembro da velha máxima: “Maior inimigo é o companheiro de equipe”. Única chance que o piloto tem de provar que é melhor.

REPROVADO:

O regulamento deste ano, com pneus lisos, limitações aerodinâmicas, difusores e etc está reprovado. Com nota vermelha e baixa. Vínhamos de quatro temporadas decididas na última prova. No detalhe, como a última em Interlagos. As novas regras deram ampla vantagem para uma só equipe, que soube “LER” melhor o regulamento. Não teremos mais interesse. As próprias equipes já estão se desmotivando e trabalhando no projeto do próximo ano. Portanto, retrocesso num momento crucial da F1.






REUNIÃO DA CUPULA DAS EQUIPES GRANDE DA F1, REALIZADA NO IATE DE FLÁVIO BRIATORI


FRIAMENTE CALCULADO:

Não lembro bem o nome do personagem que dizia fazer as coisas “friamente calculadas”. Creio que se tratava do Agente 86. Uma versão mais moderna da “Pantera Cor de Rosa”. Acertava as suas ações no último detalhe, sem a mínima intenção, com carregadas doses de sorte. E seguia sobrevivendo...
A história do novo regulamento da F1, com a LIMITAÇÃO DE GASTO, estão mais ou menos parecidas com a carreira do atrapalhado “86”. Os agentes Mosley e Ecclestone chegaram a montar uma estratégia, noticiando que as equipes deles (March=Mosley e Brabham=Ecclestone) estariam escritas no campeonato mundial de 2010. A seguir, o todo poderoso Mosley fez uma declaração tão bombástica, quanto ao nosso político (**) gaúcho: “- Estou me lixando para as montadoras.” E, ainda: “- Elas que criem uma competição...”
Na verdade, os “agentes” da F1 querem mesmo é colocar pressão nas “grandes” para a aprovação da “tabela” de gastos. Para isto, querem demonstrar que tem muita gente interessada em ocupar vagas na F1, desde que aja a drástica redução dos custos. Na listagem deles, já chegam a vinte (20) o número de inscritas para 2010.
Certamente, como no caso do atrapalhado agente 86, a F1 sobreviverá a mais esta. As montadoras ficarão; não vai haver nenhuma categoria nova, os custos descerão, e a March e a Brabham não disputarão a próxima temporada. Tudo friamente calculado...

(**) Aliás, político que construiu o autódromo de Santa Cruz do Sul.

URUGUAIANA, 10 DE JUNHO DE 2009.


sexta-feira, 5 de junho de 2009

FRIAMENTE CALCULADO:


Não lembro bem o nome do personagem que dizia fazer as coisas “friamente” calculadas. Creio que se tratava do Agente 86. Uma versão mais moderna da “Pantera Cor de Rosa”. Acertava as suas ações no último detalhe, sem a mínima intenção, com carregadas doses de sorte. E seguia sobrevivendo...
A história do novo regulamento da F1 está mais ou menos parecida com a carreira do atrapalhado “86”. Os agentes Mosley e Ecclestone chegaram a montar uma estratégia, noticiando que as equipes deles (March=Mosley e Brabham=Ecclestone) estariam escritas no campeonato mundial de 2010. A seguir, o todo poderoso Mosley fez uma declaração tão bombástica, quanto ao nosso político (**) gaúcho: “- Estou me lixando para as montadoras.” E, ainda: “- Elas que criem uma competição...”
Na verdade, os “agentes” da F1 querem mesmo é colocar pressão nas “grandes” para a aprovação da “tabela” de gastos. Para isto, querem demonstrar que tem muita gente interessada em ocupar vagas na F1, desde que aja a drástica redução dos custos. Na listagem deles, já chegam a vinte (20) o número de inscritas para 2010.
Certamente, como no caso do atrapalhado agente 86, a F1 sobreviverá a mais esta. As montadoras ficarão; não vai haver nenhuma categoria nova, os custos descerão, e a March e a Brabham não disputarão a próxima temporada. Tudo friamente calculado...

(**) Aliás, político que construiu o autódromo de Santa Cruz do Sul.

RETORNO





TÚRQUIA:

Agora é a vez da Turquia, um dos mais modernos autódromos da nova geração Helmann Tilke. Ao estilo de Barcelona (porém mais moderno) o circuito de Istambul oferece as mais variadas formas de curvas, retas, subidas e descidas. Além é claro da desafiadora curva oito (batizem ela, por favor!!), em quatro tangentes, em altíssima velocidade. Uma curva que diferencia os pilotos. O circuito é um dos poucos em sentido anti-horário (Brasil, também). O brasileiro Felipe Massa sempre se deu bem nesta corrida.

CHANCES:

Evidentemente, que o grande favorito para vencer na Turquia é a Brawn e Jenson Button. Mas, duas equipes teoricamente têm chances: Ferrari, pelo retrospecto e a Red Bull, por se tratar de uma pista lisa, asfalto sem ondulações, onde se adaptam perfeitamente os carros projetados por Adrian Newey. Então, olho aberto para estes detalhes.

IDEAL;

Ideal seria uma vitória de outra equipe que não a Brawn. Para dar um novo animo no campeonato. Alguém que se credencie a dividir espaço que hoje é ocupado somente por Button. Penso, portanto, que a temporada nem chegou na metade e mais uma vitória do inglês agora, deixa o campeonato sem qualquer perspectiva.
O RETORNO:

A adesão de novas equipes ao novo plano de controle de gastos está levando a euforia os dirigentes da categoria e os amantes em geral do automobilismo. Anuncia-se a inscrição de quase vinte (20) equipes para a próxima temporada (embora somente 13 estejam garantidas). Muitas delas, lembrando os “velhos garagistas”, que marcaram a história da categoria até a invasão das grandes montadoras. É o retorno da F1 a sua origem. Não há como não ficar satisfeito e esperançoso com a nova onda de equipes. A velha Brabham fez inscrição, dizem com a estrutura da extinta Super Aguri (outro espolio da Honda). A Lola fabricante de chassi, também. A Prodrive, que já tinha a garantia de participar desta temporada. De quebra, a Mercedes anunciou que tem a intenção de fornecer motores para quem precisar. Eles que já tem seis carros no grid, estão dispostos da fornecer para quem mais precisar. Estamos diante de uma grande revolução. Tomara que ninguém desista e que tenha lugar para todo mundo. Este é o espírito que queremos na principal categoria do automobilismo mundial. Merecemos!!

LISTA:

Aparecem entre as equipes inscritas para a próxima temporada, embora não tenham garantida a participação, com exceção das dez atuais que já tem vaga: BMW Sauber, Brawn, Ferrari, Force India, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso, Toyota, Williams, que são as atuais. Novas inscrições são: Campos, Epsilon Euskadi, Lola, Prodrive, Superfund, USF1, Brabham, Litespeed e March.
URUGUAIANA, 03 DE JUNHO DE 2009.