segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A VOLTA EM 2008

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA (vmmaia@uol.com.br)

SUMINDO E VOLTANDO:

Pessoal, sumi!!! Com o fim da temporada de F1, não me animei aborrecer o leitor, contando fatos de difícil comprovação, como são os testes de “inverno”. Voltei, agora, quando faltam somente 30 dias para o começo da temporada de 2008.
Assim, costumem-se a ler a BANDEIRADA, aqui neste espaço já tradicional, durante esta que – certamente – será uma temporada eletrizante.

ELETRIZANTE:

Trovejam forte as novidades no mundo da F1. A expectativa é grande para o começo na Austrália, no dia 16 de março. Depois de várias especulações sobre a formação dos “times”, Fernando Alonso acabou na Renault e recolocou os franceses na disputa das vitórias e quiçá até o título em 2008. No seu lugar, Heikki Kovalainen, que dividirá espaço com Lewis Hamilton, na McLaren. A Ferrari segue fortíssima. Cresce: Williams e BMW. Portanto, muita gente para disputar as vagas no podium, as vitórias, os pontos e o título da temporada. De quebra, os brasileiros terão duas boas expectativas: Felipe Massa credenciado ao título e a estréia de Nelson Ângelo Piquet.
As novidades não atingem somente os pilotos e as equipes. Os carros não terão controle de tração. Isto, pelo menos na teoria, nivela as equipes e renova a importância dos pilotos. Fator que poderá deixar a temporada ainda mais eletrizante.

APOSTAS:

Como não sou de ficar em cima do muro, tomo partido e digo: três disputam o título da temporada. São eles, pela ordem: Raikkonen, Hamilton e Fernando Alonso. Por fora: Massa e Kovalainen. A Ferrari é favorita (quando não é?). Alonso vem para a briga, mesmo que tenha que carregar a Renault nas costas. É uma questão de honra!!! Felipe Massa estará sobre forte pressão: ou vai ou racha. Nelson Ângelo poderá ocupar pódios, não creio em vitórias. Kovalainen vai dar um sufoco no Hamilton. Brigas nas posições intermediárias. A lista é grande: Rosberg, Hiedfeld, Kubica... Tem a Red e a Roso. Será que a Toyotta vem? Não creio na Honda, nem com a estratégia de Ross Brawn.

GP NOTURNO:

Quem lê a BANDEIRADA sabe das minhas preferências pelas corridas de Mônaco, Spa e todas que chegam na madrugada aqui no Brasil (a lista é grande). Mas, vou acrescentar duas novas de 2008: Cingapura e Valência. Ambas provas de rua, sendo que o GP Cingapura será a primeira prova noturna da F1 (28/09/2008). Imaginem!!!

URUGUAIANA, 20 DE FEVEREIRO DE 2008 (01)